Bela Adormecida - traduzione in russo
Diclib.com
Dizionario ChatGPT
Inserisci una parola o una frase in qualsiasi lingua 👆
Lingua:

Traduzione e analisi delle parole tramite l'intelligenza artificiale ChatGPT

In questa pagina puoi ottenere un'analisi dettagliata di una parola o frase, prodotta utilizzando la migliore tecnologia di intelligenza artificiale fino ad oggi:

  • come viene usata la parola
  • frequenza di utilizzo
  • è usato più spesso nel discorso orale o scritto
  • opzioni di traduzione delle parole
  • esempi di utilizzo (varie frasi con traduzione)
  • etimologia

Bela Adormecida - traduzione in russo

CONTO DE FADAS
A bela adormecida; A bela adormecida (conto); Bela Adormecida; A Bela Adormecida (conto)
  • ''Sleeping Beauty'', por Henry Meynell Rheam
  • 650px

A Bela Adormecida         
"Спящая красавица" (сказка, балет)
A Bela Adormecida         
"Спящая красавица" (сказка, балет)
A Bela Adormecida         
Спящая красавица (балет)

Definizione

БЕЛА IV
(Bela) (1206-70) , король Венгерского королевства с 1235. Из династии Арпадов. Потерпев поражение от монголо-татар (1241), бежал; после их ухода (1242) укрепил хозяйство и обороноспособность страны. Дал (1267) ряд привилегий мелкому и среднему дворянству. Воевал с Венецией из-за далматинских городов (1243-44), с чешским королем Пржемыслом II из-за Австрии и Штирии (1253-54, 1260).

Wikipedia

A Bela Adormecida

A Bela Adormecida é um clássico conto de fadas cuja personagem principal é uma princesa, que é enfeitiçada por uma maléfica feiticeira por um dedo picado pelo fuso de um tear. (por vezes descrita como uma bruxa, ou como uma fada maligna) para cair num sono profundo, até que um príncipe encantado a desperte com um beijo provindo de um amor verdadeiro. É um dos contos mais famosos da humanidade atualmente.

A versão mais conhecida é a dos irmãos Grimm, publicada em 1812, na obra Contos de Grimm sob o título A Bela Adormecida (título original Dornröschen, "A Rosa dos Espinhos") . Esta é considerada que tem como base tanto na versão Sol, Lua e Talia de Giambattista Basile, extraído de Pentamerone, a primeira versão a ser publicada na data de 1634, como na versão do escritor francês Charles Perrault publicada em 1697, no livro Contos da Mãe Ganso sob o título de A Bela Adormecida no Bosque, que por sua vez também se inspirou no conto de Basile.